Levando em consideração que temos que acatar as normas da resolução 21 do COAF (Comitê de Controle das Atividades Financeiras), faz-se necessária a confecção do aparato cadastral para que nosso cliente comece a operar conosco.
No entanto, o maior trabalho se dá no início do relacionamento, pois é quando precisamos colher toda a documentação e assinaturas dos responsáveis pela gestão da empresa-cliente.
No dia-a-dia, também se faz necessária a emissão dos termos aditivos a cada operação, bem como a coleta de assinaturas nos documentos que legitimam as operações.
Trata-se de uma operação meramente comercial, onde uma empresa de qualquer ramo de atividade antecipa seu faturamento através da venda dos títulos de crédito oriundos de sua atividade econômica.
A empresa interessada preenche nosso cadastro e nos envia os documentos necessários à confecção de seu contrato-mãe de FOMENTO COMERCIAL, caso atenda nossos critérios de análise.
Em caso de aprovação, o cliente passa a relacionar os títulos que pretende antecipar através de borderô específico e nos envia por e-mail, fax ou mesmo através de nosso sistema on-line.
Em aproximadamente 50 minutos, nosso departamento operacional retorna à empresa o parecer de sua operação, que pode ser aprovada, indeferida ou parcialmente aprovada, dependendo da situação cadastral dos sacados.
Os títulos aprovados são retirados da empresa-cliente através de nosso moto boy (São Paulo e Grande São Paulo), e tão logo sejam conferidos e confirmados por nós, realizamos o pagamento ao nosso cliente através de DOC, TED ou Transferência Bancária.
Vários são os títulos de crédito que podem viabilizar uma operação de factoring, no entanto, a EFIBRÁS só adquire Duplicatas Mercantis e Cheques Pré-datados oriundos da Indústria e do Comércio.
Os custos decorrentes de uma operação de factoring são compostos de:
– Fator de compra (deságio). Proporcional ao prazo de vencimento dos títulos negociados.
– Ad-Valorem – Ou remuneração pela prestação de serviços que a factoring realiza para as empresas clientes, tais como avaliações creditícias ou quaisquer outros que o cliente venha a solicitar.
– Impostos (ISS e IOF).
– Tarifas. Nada mais são do que o repasse dos custos decorrentes de suas transações bancárias (TED, DOC, Boletos de Cobrança, Custódia de Cheque, etc), conseqüencias de suas operações de factoring.
O conjunto desses custos pode variar de acordo com o perfil de cada cliente, sendo verdade a premissa de que quanto maiores forem os riscos assumidos, maiores os custos (deságio) de cada operação.
Por outro lado, se compararmos uma operação de factoring à uma de desconto bancário, o empresário irá constatar que os “custos invisíveis” decorrentes dos bancos acaba encarecendo demais suas operações no dia-a-dia.
A factoring se diferencia justamente neste aspecto, pois não obrigamos nossos clientes a adquirir produtos bancários “casados” com suas operações de crédito.
– Agilidade e personalização do atendimento.
– Capacidade de utilizar nossa estrutura sobre o aspecto creditício-preventivo.
– Não ficar vinculado aos limites bancários.
– Não ficar vulnerável aos produtos bancários desnecessários.
– Possibilidade de negociar preços à vista com seus fornecedores, viabilizando maiores descontos.
– Possibilidade de terceirizar o departamento de contas à pagar e a receber de sua empresa, reduzindo custos significativamente, pois a factoring pode administrar todos os seus recebíveis e compromissos, diminuindo despesas com pessoal, por exemplo.
Sob NENHUMA HIPÓTESE.
Os empréstimos de qualquer natureza ou destinação são atividades exclusivas das instituições financeiras, o que não é o caso das factorings.
As factorings só podem adquirir o faturamento à prazo das empresas, sendo vedada por lei a atividade de empréstimo.
O SINFAC/SP (Sindicato das Sociedades de FOMENTO COMERCIAL do Estado de São Paulo) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega e orienta suas associadas sob uma doutrina ética, profissional, embasada nas boas práticas de gestão, com o único objetivo de fazer com que os clientes de suas associadas sejam devidamente respeitados e bem atendidos.
Não é necessário estar próximo fisicamente da EFIBRÁS para poder operar conosco, pois como dispomos de moto-boys e sistemas informatizados baseados em Internet, temos condições de atender com rapidez todos os clientes da capital paulista, bem como das cidades circunvizinhas.